De 18 a 20 de setembro de 2025, o Porto foi palco do Encontro dos Membros da OIE – Organização Internacional de Empregadores da Região da Europa e Ásia Central, numa organização da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, em parceria com a OIE.
Este encontro coincidiu com as comemorações dos 50 anos da CIP, simbolizando meio século de compromisso com o fortalecimento do tecido empresarial português e com a defesa dos interesses dos empregadores a nível nacional e internacional. Realizado precisamente 50 anos depois da última reunião da OIE em Portugal, o evento reuniu representantes de cerca de 30 países, líderes empresariais, académicos e decisores políticos.
Debates sobre o futuro do trabalho e da economia
Ao longo de dois dias de debate, o programa deu voz a intervenientes de referência. A sessão de abertura contou com Blaise Matthey, Vice-Presidente da OIE para a Europa e Ásia Central, e Armindo Monteiro, Presidente da CIP, bem como com a participação da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, e de Leonor Sottomayor, Vice-Presidente da Comissão Executiva da CIP.
As discussões incidiram sobre temas centrais como:
- os desafios do mercado de trabalho em Portugal e as oportunidades para as empresas;
- os desenvolvimentos económicos e sociais na Europa e Ásia Central;
- o papel das organizações empresariais na melhoria do ambiente de negócios;
- a simplificação regulatória europeia, através do Pacote Omnibus;
- o impacto da economia das plataformas digitais;
- a transição verde e a necessidade de novas competências para a sustentabilidade.
As conclusões do encontro estiveram a cargo de Mário Machado, membro da Direção da CIP, e de Blaise Matthey, Vice-Presidente da IOE, com o encerramento oficial feito pelo Presidente da CIP, Armindo Monteiro.
Momentos de convívio e tradição portuguesa
Para além das sessões de trabalho, o encontro incluiu momentos culturais e sociais que permitiram reforçar laços entre os participantes. O primeiro dia terminou com um jantar no restaurante «Fado Português», proporcionando uma experiência autêntica da música tradicional portuguesa. O segundo dia encerrou no ambiente descontraído do rooftop «Douro Sky Lounge», no Hotel Vincci Porto, com vista para o pôr do sol no rio Douro.
O programa social culminou no sábado com uma visita ao Museu da Cortiça, no «WOW – World of Wine», seguida de um almoço no restaurante «Armazém do Peixe», que permitiu combinar indústria, cultura, tradição e convívio.
Portugal no centro do diálogo social internacional
Segundo Armindo Monteiro, Presidente da CIP, «este encontro é particularmente simbólico para a CIP: acontece no ano em que celebramos o nosso 50.º aniversário e precisamente cinco décadas depois de termos organizado em Portugal a última reunião da OIE. Ao acolhermos no Porto os representantes de mais de 30 países, reafirmamos o papel da CIP como voz ativa dos empregadores portugueses no diálogo social internacional e reforçamos a projeção de Portugal como país capaz de liderar debates sobre os grandes desafios económicos, sociais e laborais do nosso tempo».
O Encontro dos Membros da OIE – Europa e Ásia Central foi assim um marco para a CIP e para o associativismo empresarial português, reforçando a posição de Portugal como parceiro estratégico no debate internacional sobre o futuro do trabalho e da economia.

