- Programa de requalificação profissional quer reforçar parceiros no setor tecnológico
- Primeiros programadores chegam ao mercado de trabalho no final de novembro
- Profissão de elevada empregabilidade e vencimentos acima da média
O programa de requalificação profissional PRO_MOV vai lançar o curso de Programador de Low Code, uma formação desenhada para colmatar a crescente procura de profissionais nesta área. A empresas interessadas em integrar o programa poderão acolher estes profissionais, para três meses de Formação em Contexto de Trabalho, depois de cinco de Formação Teórico-Prática. Esta formação é focada na plataforma de low-code Outsystems e vai proporcionar aos formandos as competências para realizarem uma certificação Outsystems.
O novo curso surge da dificuldade em recrutar profissionais qualificados, um problema do mercado de trabalho identificado pela generalidade dos parceiros do programa PRO_MOV. Nos últimos anos tem-se assistido ao reforço das equipas internas de IT e à consequente redução da externalização de serviços, além da fixação em Portugal das grandes tecnológicas internacionais, as principais recrutadoras destes profissionais. Estes fatores fazem disparar a procura, o que se traduz numa profissão de elevada empregabilidade e de vencimentos acima da média.
Para a definição deste novo percurso formativo, participaram, entre outras entidades, MC Sonae, OutSystems, Devoteam, Mediaweb e Indigo, assegurando que o conteúdo e a abordagem da formação estão alinhados com as necessidades e desafios do mercado atual.
“A principal vantagem deste curso para as empresas é a preparação prática e direcionada dos profissionais. Saem prontos para integrar as equipas e executar as suas funções de forma autónoma, reduzindo significativamente o tempo de adaptação”, considera Marta Cunha, líder da equipa de Gestão do PRO_MOV, que sublinha a importância de “envolver empresas de todas as dimensões, oferecendo uma solução acessível para organizações que queiram impulsionar os seus projetos tecnológicos e alcançar novos patamares de sucesso.”
Formações à medida das empresas
Para as empresas já parceiras do PRO_MOV, a criação do curso de Programador de Low Code é garantia de ter formações com as especificações necessárias às exigências digitais das respetivas áreas de negócio. Para isso, o PRO_MOV conta com o parceiro CESAE – Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais, entidade responsável pela Formação Teórica. A perspetiva é que a primeira turma abra no segundo trimestre do ano.
O objetivo é que os participantes adquiram competências de desenho, desenvolvimento e suporte de aplicações OutSystems, em arquitetura web e mobile, com qualidade de excelência, segurança e desempenho.
Aplicações para potenciar negócio
Aberto a qualquer pessoa com mais de 18 anos e a escolaridade obrigatória concluída, o curso de Programador de Low Code tem um conjunto de valências práticas altamente valorizadas pelas empresas.
OutSystems Web Specialist e Mobile Developer, Programação em SQL, HTML, CSS e Javascript e Análise de Sistemas de Informação são algumas das unidades de formação previstas para o curso.
O conceito de Low Code (com pouca ou nenhuma necessidade de escrever código de programação) foi a forma encontrada pelo setor tecnológico para suprir a falta de programadores tradicionais, que desenvolvem de raiz soluções personalizadas em linguagens complexas de programação.
As empresas com interesse em juntar-se ao programa e em acolherem profissionais requalificados podem saber mais no website do PRO_MOV.

