No âmbito da visita de Estado do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, a Portugal, a CIP – Confederação Empresarial de Portugal e a sua homóloga francesa, MEDEF – Mouvement des Entreprises de France, reuniram no Palácio da Bolsa, no Porto, mais de 300 empresários e diversas personalidades do mundo político e empresarial para o Fórum Económico Luso-Francês, que decorreu no dia 28 de fevereiro.
O evento destacou-se como uma plataforma privilegiada de diálogo e cooperação estratégica entre Portugal e França, promovendo debates sobre temas fundamentais para o futuro das economias dos dois países. Energias renováveis, defesa, mobilidade sustentável, deeptech e economia azul foram alguns dos principais tópicos em discussão, contando com a participação de líderes empresariais e altos responsáveis de ambos os países.
O encerramento do Fórum esteve a cargo do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, e do Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro, acompanhados pelo Presidente da CIP, Armindo Monteiro e pelo Vice-Presidente do MEDEF, Fabrice Le Saché. O evento contou ainda com intervenções do Ministro da Economia, Pedro Reis, do Ministro do Comércio Externo da República Francesa, Laurent Saint-Martin, do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e do Ministro dos Transportes da República Francesa, Philippe Tabarot.
Assinatura de Protocolos Reforça Cooperação Económica
Durante o Fórum, foram assinados vários protocolos entre organizações e empresas, reforçando os laços entre os setores empresariais português e francês.
A CIP, particularmente, celebrou três Memorandos de Entendimento: com o MEDEF, com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF) e com a tríade CIAN – Conseil Français des Investisseurs en Afrique, Fundação Prospetiva e Inovação e Grémio Literário, promovendo novas oportunidades de colaboração e investimento.
Painéis temáticos destacam áreas estratégicas de cooperação
No primeiro painel do dia, «Energias Renováveis: a Imperativa Cooperação Estratégica Luso-Francesa», Hugo Costa, Country Manager de Portugal da EDP, Carlos Rosário, Country Manager e Managing Director Renewables de Portugal da ENGIE, e Nelson Luís, Diretor-Geral Adjunto da Akuo Portugal, debateram os desafios e oportunidades na transição energética, destacando o papel das empresas na promoção da sustentabilidade e a importância da cooperação estratégica entre Portugal e França, com especial foco no avanço das interligações energéticas entre a Península Ibérica e França.
A inovação foi o centro da discussão do painel «Deeptech & Startups: a Imparável Aceleração do Ecossistema de Inovação», entre Agnès Diallo , CEO do IN Groupe – Imprimerie Nationale, Cosimo Prete, Presidente da CTS – Crime Science Technology, e Carlos Carvalho, CEO da Adyta . O debate abordou a necessidade de uma política pública favorável à inovação, os desafios da transferência de tecnologia, e as formas de potenciar um ecossistema europeu de deeptech mais forte.
Num cenário global cada vez mais desafiante, o painel «Indústria da Segurança: a Insubstituível Defesa da Europa Soberana» reuniu Nicolas Chamussy, Diretor-Geral da KNDS France, Ricardo Mendes, CEO da Tekever, e Sérgio Barbedo, CEO & Country Director da Thales Edisoft Portugal. Em discussão estiveram os investimentos e avanços tecnológicos necessários para garantir a soberania europeia e a inovação no setor da defesa, reforçando a importância da cooperação internacional na área da segurança.
A importância dos oceanos para o crescimento económico e a sustentabilidade ambiental foi o tema central do painel «Economia Azul: o Sustentável Motor do Crescimento Luso-Francês», que contou com a participação de Carlos Costa Pina, Presidente do Fórum Oceano, Duarte Rodrigues, Administrador e COO do Grupo Sousa e Thierry Loustau, CEO da Kalkin Capital. Os oradores exploraram oportunidades emergentes na economia azul, desde a exploração sustentável dos recursos marinhos até à criação de novas indústrias baseadas no mar.
Com a presença de Eduardo Costa Ramos, Administrador Executivo do Grupo Brisa e CEO da Via Verde, Olivier Mazzucchelli, CEO da Transavia, e Philippe Delleur, Vice-Presidente da Alstom, o painel «Mobilidade Sustentável & Infraestruturas Inteligentes: o Inevitável Futuro do Transporte» abordou a transformação dos transportes e infraestruturas urbanas, destacando a integração de energia limpa, conetividade digital e planeamento urbano inteligente. Foram ainda discutidas as parcerias público-privadas e a colaboração entre governos e indústrias para impulsionar um futuro mais sustentável na mobilidade.
O Fórum Económico Luso-Francês reafirmou o compromisso das comunidades empresariais de Portugal e França em fortalecer a cooperação, acelerar a inovação e fomentar um crescimento económico sustentável. O evento ficou marcado por um dinâmico intercâmbio de ideias e perspetivas, consolidando as relações económicas entre os dois países e abrindo caminho para novas oportunidades de negócio e investimento.

