O Conselho das Empresas da CIP – Confederação Empresarial de Portugal reuniu no dia 22 de outubro de 2025, contando com a presença do Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
Este encontro, realizado em pleno processo de discussão do Orçamento do Estado para 2026, constituiu uma oportunidade para as empresas partilharem diretamente com o Ministro os principais desafios e constrangimentos que enfrentam no atual contexto económico nacional.
A sessão contou com a participação de mais de 30 das maiores empresas portuguesas, representativas de diversos setores de atividade. Os empresários destacaram como áreas prioritárias:
- energia e custos de contexto;
- processos de licenciamento;
- excesso regulatório e complexidade fiscal;
- inovação, investigação e desenvolvimento;
- atração e retenção de talento;
- simplificação administrativa e desburocratização;
- reforma laboral.
Foi sublinhada a necessidade de o Governo adotar políticas públicas que reforcem a competitividade empresarial e promovam um crescimento económico sustentável.
O Presidente da CIP, Armindo Monteiro, considerou este encontro «particularmente relevante, por constituir um momento de proximidade e diálogo entre as empresas e o Governo, essencial para a construção de soluções partilhadas». Sublinhou ainda que «as empresas são o garante do crescimento, do emprego e da criação de riqueza» e que «a responsabilidade dos empresários é recentrar a discussão e assegurar que a economia está no centro do debate político, e não o contrário».
O Presidente da CIP concluiu reforçando que o crescimento da economia faz-se com as empresas e com investimento em áreas estratégicas, especialmente na inovação, condição indispensável para transformar o modelo económico nacional e garantir um desenvolvimento sustentável.

