No passado dia 31 de março, a CIP – Confederação Empresarial de Portugal organizou uma reunião de Assuntos Europeus, aberta aos seus Associados, que contou com a presença de Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal.

Durante a sessão, Sofia Moreira de Sousa apresentou as principais diretrizes da Presidente Ursula von der Leyen para este segundo mandato, e quais os objetivos desta Comissão Europeia, destacando a necessidade de reforçar a resiliência económica da União Europeia, de definir um novo caminho para a sustentabilidade com considerações sobre competitividade, e as medidas de simplificação que se esperam nos próximos meses. A relação transatlântica, a importância de aprofundar laços com novos parceiros, a necessidade de reforçar a segurança e a defesa europeia, e de consolidar o papel da União Europeia como um ator geopolítico influente foram também debatidas.

A reunião de trabalho procedeu depois com uma discussão sobre as principais iniciativas do Programa de Trabalho da Comissão para 2025, focando em particular no Clean Industrial Deal e no Action Plan for Affordable Energy. A CIP vê como bem-vinda a prioridade dada à competitividade das empresas, e as propostas para promover investimentos adicionais significativos para as infraestruturas e conectividade. No entanto, as medidas apresentadas são insuficientes para impactar o preço da energia no curto prazo, a neutralidade tecnológica é defendida “sempre que se justifique”, o que corresponde a uma incerteza excessiva, e continua a não reconhecer adequadamente que os produtos europeus enfrentam concorrência de produtos que não cumprem as regras europeias.

No que diz respeito aos auxílios de Estado ligados ao Clean Industrial Deal, a CIP alerta para os perigos de relaxar as regras de auxílios de estado, que conduzirá a problemas de distorção de concorrência no seio do mercado interno. O reforço do financiamento deverá ser feito através do aumento do orçamento europeu.

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.