Atividade

Inteligência económica

Em que consiste

A Direção de Inteligência Económica (DIE) é o pilar técnico da CIP em matéria económica, fornecendo análises e informações estratégicas que fundamentam a atuação da Confederação em assuntos económicos.

Contribui para que os interesses do tecido empresarial português sejam representados de forma informada e eficaz, na defesa de políticas económicas que respondam aos desafios das empresas. Além disso, a DIE apoia os associados da CIP com informações estratégicas e atualizadas, ajudando-os a navegar num ambiente económico em constante evolução.

cip inteligencia economica

Grandes temáticas

Política Orçamental, Fiscalidade e Segurança Social

Acompanhamento e análise das políticas orçamentais, fiscais e de segurança social, com a principal preocupação pelo impacto destas na competitividade das empresas.

O objetivo é propor soluções que promovam o crescimento económico, conciliando-o com a sustentabilidade das finanças públicas e com a justiça social, colocando a fiscalidade ao serviço da economia e respondendo aos desafios da segurança social.

Política Industrial e Fundos Europeus

Apoio ao desenvolvimento industrial e à utilização eficiente dos fundos europeus, como o PRR e o Portugal 2030. A DIE trabalha para garantir que os investimentos sejam direcionados para iniciativas que promovam a produtividade, a inovação,  e o crescimento sustentável das empresas.

Financiamento da Economia

O financiamento da economia é outra área de trabalho da DIE, dada a importância de mercados financeiros aptos para cumprir a sua missão de canalizar a poupança para investimento produtivo capaz de alavancar a produtividade.

A promoção do acesso das empresas a instrumentos de financiamento adequados e competitivos é uma prioridade.

Simplificação Administrativa e Redução dos Custos de Contexto

Simplificação regulatória e de processos administrativos e consequente redução de custos de contexto são fundamentais para criar um ambiente empresarial mais competitivo. A DIE trabalha para identificar e eliminar barreira que travam a competitividade e o crescimento das empresas, propondo medidas concretas que facilitem a atividade económica.

Atividade Europeia

Participação em instituições como a BusinessEurope, nas Comissões de Economia e Finanças e do Mercado Interno, procurando que, também a este nível, a voz das empresas portuguesas seja ouvida na formulação das políticas europeias.

Discussões e temáticas do momento

Valorização Salarial e Crescimento Económico

Acompanhamento da execução das medidas previstas no “Acordo Tripartido Sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028”, de outubro de 2024,  com objetivos de natureza salarial e de promoção da produtividade empresarial.

A DIE acompanha a implementação destas iniciativas, procurando equilibrar a relação entre aumentos salariais e as condições que os tornam possíveis sem penalizar a competitividade empresarial..

Execução do PRR e do Portugal 2030

A concretização das metas destes programas é fundamental para o desenvolvimento económico nacional. A DIE acompanha a sua execução, com a principal preocupação de que os incentivos cheguem ao terreno atempadamente e sejam aplicados de forma eficaz, , beneficiando o tecido empresarial, alavancando investimento indutor de mais produtividade e promovendo a inovação, a internacionalização e a sustentabilidade.

Simplificação Fiscal e Regime Geral de Taxas

Com a criação pelo Governo de um Grupo de Trabalho com a missão de identificar e propor medidas de simplificação fiscal e outro para a conceção de um Regime Geral de Taxas da Administração Pública, perspetivam-se progressos em áreas em que a CIP tem insistido há largos anos. A DIE trabalha nestes dois dossiers para que os avanços sejam efetivos.

Sustentabilidade da Segurança Social

É propósito da CIP promover um profundo debate sobre a reforma da Segurança Social, contribuindo para a sua participação na discussão dos desafios e respostas neste domínio que o Governo pretende levar a cabo na presente legislatura. A DIE presta o seu contributo com análises técnicas que fundamentem esse debate.

Quadro Financeiro pós-2027 e Política de Coesão

A preparação do próximo ciclo financeiro da UE requer uma abordagem estratégica. A DIE defende, no âmbito da sua atuação na BusinessEurope, que essa abordagem seja adequada aos interesses das empresas portuguesas, com particular preocupação pela salvaguarda de uma Política de Coesão renovada, mais eficaz e simplificada, que contribua para a aceleração da convergência económica.

Mercado Único e Redução da Carga Regulamentar

O Mercado Único continua a ser a pedra angular da integração europeia, mas permanece incompleto em vários domínios. Enfrenta diversos obstáculos e desafios, sendo o principal, como o Relatório Letta afirma, o da simplificação do quadro regulamentar. A DIE trabalha para que as políticas europeias favoreçam um Mercado Único mais coeso e competitivo, livre de distorções concorrenciais, e que promova  uma melhor integração das empresas portuguesas na economia europeia.

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.