No dia 15 de janeiro, o Diretor-Geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Rafael Alves Rocha, e a Diretora Executiva para as Relações Internacionais, Joana Valente, participaram num encontro em Bruxelas com o Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia, Embaixador Pedro Sanchez Costa Pereira, e com a Representante Permanente no Comité Político e de Segurança, Embaixadora Ana Paula Moreira.
O objetivo da reunião foi reforçar as relações institucionais da CIP com a Representação Permanente e apresentar as prioridades e o trabalho desenvolvido pela Confederação no que diz respeito a temas europeus e à indústria da Defesa.
Foram discutidos, entre outros temas:
- As relações transatlânticas durante a Presidência Trump;
- As relações UE-China;
- O próximo Quadro Financeiro Plurianual;
- O papel de Portugal nas oportunidades emergentes do setor da Defesa.
A necessidade de maior coesão entre os Estados-Membros para enfrentar desafios comuns foi apontada como prioridade transversal.
Indústria da Defesa: Uma Prioridade Estratégica
A CIP destacou a importância de reforçar a produção europeia no setor da Defesa. Dados recentes mostram que, desde o início da invasão russa, 75% das aquisições europeias no setor foram feitas fora da UE, com 63% provenientes dos EUA. Portugal deve identificar e explorar as suas vantagens comparativas, garantindo que a nova estratégia europeia de defesa favoreça a competitividade nacional.
A Confederação sublinhou três medidas essenciais:
- Reformar o sistema de contratação pública nacional para facilitar investimentos rápidos e eficazes na Defesa;
- Assegurar garantias de fornecimento a médio e longo prazo;
- Fortalecer a colaboração entre poder político e empresas para aproveitar oportunidades estratégicas.
Este encontro reforçou o compromisso da CIP em representar os interesses das empresas portuguesas no contexto europeu e promover soluções que beneficiem o tecido empresarial e o País.

