A CIP – Confederação Empresarial de Portugal participou na reunião do Comité dos Assuntos Económicos e Financeiros (ECOFIN) da BusinessEurope, que teve lugar no dia 9 de outubro de 2024, com o Relatório Draghi no principal ponto da agenda.

Foram sublinhados os enormes investimentos necessários para recuperar a competitividade e alcançar os objetivos estratégicos da Europa. A este propósito, foi consensual que estas enormes necessidades exigem, antes de mais, melhorar a atratividade da UE como local para o investimento privado. Foi destacada a importância de mercados financeiros mais eficazes e mais integrados ao nível europeu, para facilitar a mobilização de recursos para financiar esse investimento.

A CIP, representada pelo seu Diretor Executivo de Inteligência Económica, Pedro Capucho, chamou a atenção para a conclusão do Relatório Draghi de que os ganhos de produtividade são fundamentais para aumentar as perspetivas de crescimento e que para tal, a par de mais investimento, são necessários recursos humanos com qualificações adequadas às necessidades das empresas.

O debate focou-se nas diversas vias propostas pelo Relatório para mobilizar mais financiamento para o investimento público e privado.

A reunião contou ainda com uma intervenção da Diretora-Geral da Competitividade e Comércio do Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia, Isabel Riaño, que deu conta das perspetivas sobre a incorporação das recomendações do Relatório Draghi na política europeia.

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.